Área 5 – Via Sul, Coopertranse e CooperNova Aliança

 

A Área 5, verde escuro – Zona Sudeste, está sob responsabilidade da empresa Via Sul Transportes Urbanos Ltda. e das Cooperativas Coopertranse e CooperNova Aliança.

A empresa Via Sul Transportes Urbanos atua no chamado Subsistema Estrutural, que são linhas operadas por veículos de médio e grande porte (articulados, biarticulados e comuns), destinadas a integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade. O Via Sul é responsável por 84 linhas e opera com cerca de 843 ônibus.

As Cooperativas Coopertranse e CooperNova Aliança atuam no chamado Subsistema Local, que alimenta a malha estrutural e atende aos deslocamentos internos nos subcentros com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e miniônibus.

A concessionária Via Sul Transportes Urbanos e as permissionárias Coopertranse e CooperNova Aliança têm o dever de prestar o serviço de transporte coletivo com regularidade, eficiência, segurança, conforto, pontualidade, continuidade, generalidade e cortesia. É o que manda, dentre outras leis, o Código de Defesa do Consumidor.