Usuário já pode cadastrar e recarregar o Cartão BOM em quatro terminais metropolitanos do Corredor ABD

12-02-2012 01:34

Mais de 800 mil usuários já utilizaram o BOM em janeiro nas linhas do Corredor


O Cartão BOM Comum e o BOM Escolar já podem ser cadastrados ou recarregados em quatro dos oito terminais metropolitanos do Corredor ABD: São Mateus, Santo André, Piraporinha e Jabaquara. Até o final da semana, a previsão é de que o serviço também seja oferecido nos terminais Diadema, São Bernardo e Ferrazópolis. Desde o início de janeiro, todos os terminais, com exceção de Sonia Maria, já comercializavam os créditos do Cartão BOM, embora sem efetuarem o cadastramento e a recarga.

Ao final de janeiro, primeiro mês de aceitação do BOM Comum nos ônibus do Corredor, cerca de 6% dos passageiros pagantes, em média, utilizaram esse meio de pagamento. Se forem levados em conta todos os usuários (inclusive os beneficiados pela gratuidade), o porcentual médio aumenta para 16%, com um crescimento progressivo observado desde o primeiro dia. No total, mais de 800 mil passageiros utilizaram o Cartão BOM nas linhas do Corredor ABD durante o mês de janeiro, de um total de 4,8 milhões de usuários. Esta tecnologia substituirá gradativamente o bilhete magnético, que continuará valendo por um prazo indeterminado.

Cadastramento e recarga

Para obter o BOM Comum, o usuário precisa se cadastrar, apresentando seus documentos nos guichês instalados nos terminais, onde também é feito o carregamento de créditos ou a recarga - no caso de usuários que já utilizem esse meio de pagamento. Em pouco mais de meia hora após o cadastramento, o Cartão BOM Comum já estará disponível e poderá ser utilizado nas 13 linhas operadas pela concessionária Metra, que transportam diariamente 300 mil passageiros. Quanto ao BOM Escolar, o estudante pode recarregá-lo após apresentar o Boletim de Freqüência fornecido pelo estabelecimento escolar.

O Cartão BOM é utilizado em 5 mil veículos das mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais que interligam 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. São seis modalidades: Comum, Especial, Vale-Transporte, Empresarial, Escolar e Sênior. Desde o dia 10/12/2011 os cartões BOM Comum e Vale-Transporte também estão integrados ao sistema metroferroviário (Metrô e CPTM) na Estação Palmeiras-Barra Funda. E em 07/01/2012, a iniciativa estendeu-se ao Terminal Grajaú, onde o Cartão BOM se integra às linhas de ônibus municipais e à linha 9 - Esmeralda da CPTM. 
O Cartão BOM proporciona diversas vantagens aos passageiros do sistema, como mais agilidade no momento do embarque, segurança com a garantia de recuperação dos créditos em caso de roubo ou perda, além da facilitar a adoção de políticas tarifárias nas integrações entre os modos de transporte, descontos no pagamento da tarifa, entre outros benefícios. Além disso, facilita a gestão do transporte pela EMTU/SP para o redimensionamento da rede, racionalização, equilíbrio da receita e conseqüente redução dos custos do setor.

Como obter o Cartão BOM

Para obter informações adicionais, o interessado pode ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte – CMT no telefone 0800 - 771 18 00 ou por meio do site www.cartaobom.net . Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 05 55 (Central de Atendimento ao Usuário da EMTU/SP).