GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 4 NOVOS TRENS PARA A LINHA 8-DIAMANTE DA CPTM

12-02-2012 01:37

 

O governador Geraldo Alckmin, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e o presidente da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], Mário Bandeira entregaram, nesta segunda-feira [6], mais quatro novos trens para início da operação assistida na Linha 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi]. Veja as fotos clicando aqui. 

Fabricados pela CAF, na unidade em Hortolândia/SP, os trens contam com oito carros cada e são equipados com tecnologia de ponta, com ar-condicionado,sistemas de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays] e de sinalização de abertura e fechamento de portas. 

Além disso, contam com monitoramento feito por meio de câmeras instaladas no interior das composições e na parte externa do primeiro e último carros, o que permite visualizar o movimento de usuários na plataforma da estação. 

O maior diferencial em relação aos trens recém-adquiridos é o salão contínuo de passageiros [passagem livre entre os carros]. Com 170 metros de comprimento, a parte externa do trem segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota e conta com design arrojado, layout moderno e funcional no seu interior. As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e contam também com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva [mapa dinâmico] e visual [áudio].

"O salão contínuo traz mais segurança, porque as pessoas podem ver todos os salões, acomoda melhor os nossos usuários e a pessoa pode passar de um carro para outro com o trem em movimento. É mais confortável. Temos ar-condicionado em todos os vagões, sistema de frenagem moderno, passa de 33% para 50% de motorização, acessibilidade para as pessoas com deficiência", explicou o governador.

Os quatro trens já passaram pela fase de testes e a partir de agora entram no período de operação assistida, com técnicos monitorando as viagens com passageiros, fora dos horários de pico. 

Modernização da Frota: desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses quatro trens, o número em operação chega a 64. Os 41 trens restantes serão entregues gradativamente até 2013. Para reforçar a frota, a CPTM já iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 55 trens.