MARCOPOLO LANÇA NOVOS ÔNIBUS PARADISO DOUBLE DECKER 1800 E LOW DRIVER 1600

08-05-2011 20:33

Os novos modelos da Geração 7 proporcionam maior conforto, ergonomia e segurança


 A Marcopolo lança dois novos modelos de ônibus rodoviários da Geração 7, o Paradiso Double Decker 1800 (dois pisos) e o Paradiso Low Driver 1600 (condutor posicionado mais abaixo). Os veículos foram desenvolvidos para oferecer ainda mais conforto, segurança e ergonomia, além do acabamento futurista, identidade da empresa, para o transporte de passageiros.

 

A principal mudança externa é o desenho do veículo, com novo conjunto ótico, com LEDs nas luzes de direção e de posição - Daytime Running (farol diurno), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e reduzem a necessidade de troca/manutenção.

 

Os dois modelos ganharam desenho mais arrojado, com novos para-brisas panorâmicos, maiores e curvos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Isso faz com que os viajantes da parte dianteira superior tenham a percepção de “visão total” do trajeto e da paisagem. Além disso, os novos espelhos retrovisores reforçam a identidade Marcopolo.

 

Internamente, a principal novidade é a elevação do padrão de conforto e de segurança. Os veículos ganharam novas portas, mais largas, e escadas com desenho inedito para os degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem e apagam as luzes automaticamente. O Paradiso LD 1600 conta, ainda, com uma meia parede com pega-mão.

 

Outra inovação dos veículos é o teto solar panorâmico no salão de passageiros, que permite maior contato com o ambiente externo. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.

 

Para maior conforto, os dois modelos dispõem de novo monitor frontal em LED de 23 polegadas e monitores em LED de 15 polegadas, posicionados no teto ao longo de todo o salão para possibilitar a melhor visibilidade em qualquer poltrona.

 

No piso inferior do Paradiso DD 1800, a iluminação, também em LED com luzes indiretas, e os materiais utilizados na confecção do teto transmitem a sensação de amplidão e maior espaço. Para o conforto dos passageiros, o veículo foi equipado com avançado sistema de renovação de ar natural, corredor do piso central revestido de madeira – o que permite melhor isolamento térmico e acústico. O sistema de ar-condicionado proporciona maior eficiência na climatização de todo o ambiente, pois conta com novos dutos integrados ao teto e chicote elétrico separado, para melhor funcionamento.

 

 
                                                                Paradiso LD 1600

Novo toalete

 

Os modelos Paradiso DD 1800 e LD 1600 ganharam novo sanitário, mais prático, confortável e espaçoso. O interior foi redesenhado para torná-lo mais agradável, com cores e iluminação diferenciadas e nova entrada de ar-condicionado. O exaustor foi reprojetado para diminuir ainda mais o ruído de funcionamento e ampliar a eficiência na renovação do ar natural. A torneira e a descarga ganharam acionamento sensível ao toque, com a pia posicionada no sentido longitudinal, o que aumenta o conforto quando em uso durante a viagem.

 

A adoção de vidro e de plástico de engenharia nas portas e nas paredes de separação permitiu aumentar a área livre para os passageiros, assim como o seu bem-estar. A fechadura possui acionamento suave e confortável e a porta de acesso para o piso inferior, que abre para o lado de fora, facilita a movimentação dos passageiros sem interferir nas poltronas.

 

Maior conforto para motorista e auxiliar

 

Nos novos Paradiso DD 1800 e LD 1600, o motorista e o auxiliar receberam especial atenção para aumentar o conforto e a ergonomia e facilitar a condução do veículo. A cabine dos modelos foi totalmente redesenhada, com nova porta, painel frontal completo, piso e poltronas. As linhas do acabamento interior da cabine seguem as tendências automobilísticas, com materiais com texturas mais “amigáveis” e comandos projetados ao alcance do motorista.

 

O novo painel, com satélites retráteis, incorpora todos os instrumentos, como o display da câmera de ré, as câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus). Conta, também, com saídas de ar reposicionadas e sistema de ventilação mais eficiente, porta-objetos atrás da poltrona, iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque.

 

Os postos do motorista e do auxiliar também foram reprojetados de forma a facilitar o acesso e melhorar a visibilidade externa. A poltrona do condutor auxiliar está posicionada mais para trás, o que ampliou para 400 mm a distância em relação ao painel.

 

O Paradiso DD 1800 é disponível nas versões 6x2 e 8x2 e tem 13.200 mm e 14.000 mm de comprimento, respectivamente, e 2.600 mm de largura. Já o Paradiso LD 1600 é disponível nas versões 4x2 e 6x2 e possui 14.000 mm de comprimento, 2.600 mm de largura e altura interna de 1.890 mm.


 

Crédito das fotos: Waner Biazus/Marcos Andras

 

Acesse o Hotsite e conheça mais detalhes:https://www.marcopolo.com.br/website/marcopolo_pt/hotsite/