Transporte Intermunicipal - EMTU/SP

 

Os serviços metropolitanos de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, na Região Metropolitana de São Paulo é gerenciado, administrado e fiscalizado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP, e operado por empresas privadas, nos temos do Decreto nº 24.675, de 30/01/86. A EMTU é uma sociedade anônima de economia mista controlada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Essas empresas privadas – concessionárias, permissionárias e autorizadas – devem prestar o serviço de transporte coletivo com regularidade, eficiência, segurança, conforto, pontualidade, continuidade, generalidade e cortesia na sua prestação. É o que manda, dentre outras leis, o Código de Defesa do Consumidor.

Conforme consta do site da EMTU/SP, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi dividida em cinco áreas de operação, mais a capital paulista, para a concessão dos serviços intermunicipais metropolitanos. Acesse o site da EMTU para ver as empresas que operam na Região Metropolitana de São Paulo.

A Área 1 é composta pelos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia.

A Área 2 é composta pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.

A Área 3 é composta pelos municípios Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

A Área 4 é composta pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.

A Área 5 é composta pelos municípios de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.