Veja como está a paralisação de ônibus em cada região de São Paulo

21-05-2014 13:34

Zonas Norte e Oeste da capital são as mais afetadas, diz SPTrans.
Rodízio está suspenso; Metrô e CPTM funcionam normalmente.

 

A cidade de São Paulo enfrenta nesta quarta-feira (21) uma paralisação de motoristas e cobradores que mantinha mais de dez garagens fechadas ainda às 12h. Pararam funcionários das empresas Santa Brígida, Via Sul, Gato Preto, Sambaíba e Vip, na região do M'Boi Mirim. A viação Campo Belo também chegou a ser fechada, mas voltou a funcionar por volta das 7h.

Os terminais Lapa e Pinheiros, na Zona Oeste, Guarapiranga, na Zona Sul, e Expresso Tiradentes, no Centro, estavam bloqueados com ônibus na entrada ou na saída às 12h, segundo a SPTrans, empresa da Prefeitura que administra os serviço de ônibus. Vários outros terminais sentiam o reflexo da falta de ônibus circulando e ficaram vazios. Algumas empresas chegaram a mandar que os veículos deixassem os outros terminais com medo de que os veículos fossem depredados.

As zonas Oeste e Norte são as principais afetadas. Funcionários das empresas que atendem a Zona Leste não fecharam as garagens. No entanto, a população dessa região foi prejudicada pelo não funcionamento do Parque Dom Pedro II, no Centro, que serve de ponto inicial e final de ônibus que atendem a Zona Leste

O problema continua fora dos terminais e das garagens. Motoristas estão abandonando os veículos em diversos pontos da cidade alegando que sofreram ameaças. Há vários ônibus estacionados em avenidas como Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste, Celso Garcia, na Zona Leste, e em viadutos no Centro.

Diante da paralisação, a Prefeitura de São Paulo informou que está suspenso o rodízio de veículos nesta quarta. O pico de trânsito até as 10h desta quarta-feira foi de 98 km de congestionamento, registrado às 9h30. Segundo a CET, o índice esperado para este horário fica entre 67 e 95 km.

O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operaram normalmente. Confira como está cada região da cidade:

Zona Norte
As viações Sambaíba e Santa Brígida, que atendem a região, pararam e deixaram os pontos lotados. Os terminais Tucuruvi, , Pirituba, Cachoeirinha e Casa Verde não tinham ônibus, já que são atendidos por essas empresas.

Zona Oeste
As viações Santa Brígida e Gato Preto, cujas garagens estavam fechadas pela manhã, também transportam passageiros da Zona Oeste e prejudicaram a circulação nos terminais da região, como o Pinheiros. A região ficou ainda mais complicada por conta da paralisação do Terminal Lapa, bloqueado com um ônibus que tinha o pneu furado.

Na esquina das Avenida Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, por volta das 9h30, cerca de 30 ônibus estavam estacionados. Eles foram abandonados nos corredores e ainda não foram retirados, prejudicando o trânsito.

Zona Sul
As viações Via Sul e Vip, da garagem do M'Boi Mirim, foram as empresas que pararam e atendem a Zona Sul da capital paulista. Apesar da falta de alguns ônibus, terminais como Guarapiranga e Capelinha eram atendidos por outras empresas. Os manifestantes, no entanto, prejudicavam o trânsito caminhando pela Estrada do M'Boi Mirim, às 10h30.

A Viação Campo Belo, outra empresa que transporta passageiros pela região, também estava fechada, mas reabriu por volta das 7h.

Zona Leste
Os terminais e garagens dessa região funcionaram normalmente no início da manhã. No entanto, no final da manhã, o Terminal Parque Dom Pedro II foi fechado e motoristas teriam sido forçados a abandonar os veículos que atendem a Zona Leste em viadutos, no Centro, e na Avenida Celso Garcia, na Zona Leste.

Centro
No Terminal Bandeira, os coletivos saíam em menor quantidade em direção aos terminais Varginha, Santo Amaro, Guarapiranga e Capelinha.

O Terminal Parque Dom Pedro II não tinha circulação de ônibus e funcionários orientavam os usuários a procurar o Metrô.

O Expresso Tiradentes, serviço elevado de ônibus que liga o Centro às regiões do Sacomã e da Vila Prudente, não funcionava.

SP greve ônibus Terminal Lapa  (Foto: Futura Press/Folhapress)
Terminal Lapa, na Zona Oeste, amanheceu fechado nesta quarta-feira (21) (Foto: Futura Press/Folhapress)
 
 
 
Garagem da Viação Santa Brígida, na Vila Jaguara, lotada nesta quarta-feira (21). Empresa atende a Zona Norte de São Paulo. (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
Garagem da Viação Santa Brígida, na Vila Jaguara, lotada nesta quarta-feira (21). Empresa atende a Zona Norte de São Paulo. (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)