Linha 6262-10 destaca lugares turísticos da zona Oeste da cidade

11-03-2012 11:12

 

No itinerário da linha 6262-10 Terminal Bandeira – Ceasa você encontra inúmeros pontos turísticos. Aproveite mais essa dica de passeio para todos os gostos.

A linha tem o ponto final na Praça da Bandeira – que presta uma homenagem à bandeira brasileira. Logo depois que a linha parte em direção ao CEASA o munícipe encontra o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), fundado em 1947, a instituição possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul.

Já a torre da Paróquia Nossa Senhora de Assunção se destaca na Avenida Nove de Julho com uma arquitetura que remete a um mosteiro do século XII cuja planta foi trazida pelas religiosas de Val Notre Dame, na Bélgica. O Colégio fundado pelas religiosas da Congregação Irmãs da Assunção também faz parte da construção, fundada em 1933.

Um dos destaques do passeio é o Centro Cultural da Marinha em São Paulo, inaugurado em 17 de fevereiro de 1998, possui um acervo permanente sobre as guerras mundiais, guerra do Paraguai, Marinha Contemporânea, Oficina de Leitura e Pesquisa, Navios, Formação da Armada e uma biblioteca com vasto acervo disponível aos visitantes.

Vale indicar também o Museu da Casa Brasileira dedicado às questões da cultura material do Brasil. É o único museu do país especializado em design e arquitetura e se tornou uma referência nacional e internacional sobre o tema. Criado em 1970 traz em sua coleção exemplares de mobiliários do século XVII ao XXI.

Passando pelo bairro de Pinheiros não poderíamos deixar de falar do Largo da Batata, local onde em 1929 os produtores do interior vendiam as suas mercadorias ao ar livre que deu origem ao “Mercado dos Caipiras” mais tarde transformado no Mercado de Pinheiros. Já o nome Largo da Batata é consequência da grande produção de batatas na época que eram distribuídas no local.

Para quem está em busca de sombra e lazer a dica é a Praça Panamericana que abriga em seu redor um centro comercial formado por restaurantes, supermercados e bancos.

O coletivo ainda atende ao Cemitério da Lapa fundado em 1918 para sepultar as vítimas da epidemia de gripe espanhola, o lugar é tradicionalmente conhecido como Cemitério Goiabeira porque a área tinha muitos pés de goiaba.

A última parada da linha é no CEAGESP que surgiu em maio de 1969 da fusão de duas empresas mantidas pelo governo do Estado: o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP). A empresa centraliza o abastecimento de hortaliças e grãos para boa parte do país.

Com mais esta dica BlogTour aproveite a linha 6262-10 para conhecer novos roteiros e lugares interessantes na cidade. E você também pode participar enviando o seu roteiro cultural e a linha que utilizou.

 

FONTE: www.sptrans.com.br